domingo, 29 de junho de 2008

Fundarpe anuncia mudanças para festivais de inverno de Pernambuco

A proximidade com o mês de julho anuncia a chegada da temporada de festivais de inverno no Agreste e sertão de Pernambuco e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico (Fundarpe) aproveita para divulgar mudanças nos eventos deste ano. A primeira delas vem no nome: a temporada passa a se chamar “Pernambuco Nação Cultural”.
Além do nome, outras mudanças estratégicas foram promovidas. Além dos grandes shows, cada um dos cinco festivais (Festa das Dálias, Festa do Estudante, Festival de Inverno de Garanhuns, Festa da Estação e Festa da Renascença) contará com programação específica voltada para as peculiaridades de cada cidade.
Antes, durante e depois de cada evento, a Fundarpe disponibiliza, também, oficinas culturais de diversas linguagens, também respeitando a singularidade de cada município. Os cursos foram escolhidos através de seleção pública.
AS FESTAS
A programação do Pernambuco Nação Cultural começa oficialmente no próximo dia 2 de julho, com a abertura da Festa das Dálias, de Taquaritinga do Norte. Quem inaugura as festividades é o secretário de Cultura do estado, Ariano Suassuna, com a aula-espetáculo intitulada Nau. O evento segue até o dia 5.
No dia 12 começam as comemorações de inverno da cidade mais alta de Pernambuco – Triunfo, que fica a 1.200 metros do nível do mar. A Festa do Estudante é a mais tradicional do circuito, fazendo este ano sua 50ª edição. O atrativo adicional para esta festa é o 1º Festival de Cinema de Triunfo, responsável pela exibição de filmes de todo o Brasil, entre 12 e 16 de julho. A festa segue até o dia 19.
O Festival de Inverno de Garanhuns começa antes do fim da Festa do Estudante, no dia 17 e segue até o dia 26. Os 10 dias de festival terão uma vasta programação, com shows, oficinas, exposições, entre outras atividades. Espera-se que mais de 1 milhão de pessoas passem pelo evento.
O diferencial trazido pelo Festival de Inverno é a possibilidade de intercâmbio. Graças a uma parceira firmada com a Casa del Caribe, artistas cubanos farão apresentações em uma área de 800m², onde haverá mini-palcos e espaço para intercâmbio cultural. Artistas dos Estados Unidos também devem participar.
O roteiro de festividades segue, entre 1º e 3 de agosto, com a 10ª edição da Festa da Estação, em Gravatá. Músicos da banda mundo livre s/a, entre outras atrações, sobem em um dos três palcos, a partir das 21h, todos os dias.
Completa o passeio a Festa da Renascença, em Pesqueira. O município, conhecido como pólo de confecção de renda, realizará um desfiles de peças de renascença. Haverá, ainda, uma lona de circo, onde vão acontecer apresentações de teatro, dança e malabarismo, entre outras.A programação completa de todos os festivais pode ser conferida nos links abaixo, ou diretamente no site da Fundarpe.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger