quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Fliporto agita principal praia de Pernambuco a partir desta quinta

Começa nesta quinta-feira (06) e vai até o próximo domingo (09) a quarta edição da Feira Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto), que este ano tem como tema principal “Trilhas da Diáspora”, traçando um paralelo entre a literatura da África e os autores da América Latina.
Em 2008, o evento também integra as comemorações dos 120 anos da abolição da escravatura no Brasil e o centenário de dois pernambucanos ilustres: o escritor Josué de Castro e o poeta negro Solano Trindade. O evento espera receber 1,5 milhão de pessoas, nos quatro dias. Para isto, a organização expandiu a programação literária, acrescentando eventos sociais, infantis e gastronômicos. Também agregou à feira um circuito turístico-cultural e mostras de artes visuais, com exposições de artes plásticas e fotografias, além de realizar a transmissão de eventos ao vivo pela Internet.
Alguns dos principais autores participantes do evento são a escritora e ecologista queniana Wangari Maathai, prêmio Nobel da Paz em 2004 e criadora de um movimento que já plantou mais de 30 milhões de árvores no continente africano, e Wole Soyinka, nigeriano que venceu o Nobel de Literatura em 1984.
Os angolanos José Eduardo Agualusa, traduzido em mais de dez idiomas, e Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, o Pepetela, vencedor do Prêmio Camões, além de Paulina Chiziane, de Moçambique, e a poeta e ficcionista Ana Paula Tavares, mestre em Literatura Africana, também estão no evento, junto com Marcelino dos Santos, poeta moçambicano.
Entre os brasileiros, se destacam o poeta Affonso Romano de Sant’anna o tradutor e poeta Thiago de Mello e o pernambucano Ariano Suassuna.
PROGRAMAÇÃO
Os painéis literários iniciam na quinta-feira (6 de novembro), com apresentação do grupo Mestre Salustiano e aula-espetáculo de Ariano Suassuna, além de recitais dos autores Marcelino Santos (Moçambique), Quincy Troupe (EUA), Rei Berroa (República Dominicana) e Thiago de Mello (Brasil).
Na sexta-feira (7 de novembro), destacam-se as palavras de Patrick Chabal (Inglaterra), às9h, Alberto Costa e Silba (Brasil) e Ana Paula Arnaut (Portugal)., além de um bate-paopo entre Ana Paula Taveres e Ondjaki e um painel dedicado a conhecer a literatura de São Tomé e Príncipe.
No dia 8 de novembro, diversas mesas-redonda discutem a literatura latino-americana, com participação de autores como Juan Ignácio Jurado Centurión (Espanha), Marieta Andion (Cuba), Francisco Fernandez (Nicarágua), Vicente Dómez Montero (México) e Alfredo Cordiviola (Argentina, radicado no Brasil).
O último dia do evento faz homenagem ao centenário de Machado de Assis, com palestra de Antônio Carlos Secchin (Brasil). Uma conversa de Pepetela (Angola) com Marcelino dos Santos (Moçambique) está na programação, às 10h. Os poetas Jomard Muniz de Brito e Cyl Gallind fazem leituras, pela manhã, e uma discussão sobre o espaço dedicado à literatura na mídia pernambucana conta, às 9h, com a participação do repórter Evaristo Filho, da Globo Nordeste.
O evento ainda terá oficinas literárias de Ckláudio Willer, Marcelino Freire e Raimundo Carrero.
A programação completa da Fliporto 2008 pode ser consultada no site oficial do evento. O site inclui toda a programação do Fliportinho (seção dedicada às crianças), endereços de bares e hotéis, informações turísticas e um circuito gastronômico completo.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger