A Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) encerra, nestas terça (11) e quarta-feira (12), a temporada 2008 da Série Concertos Noturnos, às 20h, no Teatro de Santa Isabel, com entrada franca. Na ocasião a OSR apresentará o “Concerto em ré menor para violoncelo e orquestra”, de Edouard Lalo, com solo do jovem violoncelista Leonardo Bruno Guedes. Na segunda parte do programa, a Orquestra executará a “Sinfonia nº 2 de Brahms”. Os dois concertos serão regidos pelo maestro Osman Giuseppe Gioia.
O compositor francês Edouard-Victoire-Antoine Lalo (1823 – 1892) estudou no Conservatório de Lille e com Habenek no conservatório de Paris (1839). Ganhou a vida como violinista e professor e compôs muitas canções e muita música de câmara (inclusive uma sonata para violino, uma sonata para cello e três trios para piano). Foi um dos membros fundadores do Quarteto de Cordas Armingaud (1855). Na década de 1870, ganhou renome como talentoso compositor orquestral, especialmente com o seu Concerto para Violino em fá (1873), a Sinfonia Espanhola (1874) e o Concerto para Violoncelo e Orquestra em ré menor (1876) que será apresentado pela OSR nos dois concerto.
O violoncelista Leonardo Bruno Guedes iniciou seus estudos musicais no Conservatório Pernambucano de Música, tendo como professora Maria do Socorro Johnson. Na Universidade Federal de Pernambuco fez Curso de Extensão, sob a orientação de Francisco Pino. Frequentou as aulas dos professores: Micha Haran (Israel), Suren Bragatuni (Armênia), Nelson Campos (Paraíba), Leonardo Altino, Antonio Menezes e Antonio Del Claro. Participou de cursos de férias em Campos do Jordão e Juiz de Fora e obteve o 1º lugar no Prêmio Paraíba de Música, categoria B, em 1996. Teve participação em orquestras como Filarmônica Norte/Nordeste e Filarmônica do Chile. Atualmente faz o curso de Bacharelado em violoncelo na UFPE, na classe da professora Patrícia Johnson, além de ser integrante da OSR, onde é chefe do naipe dos violoncelos.
O romântico compositor alemão Johannes Brahms (1833-1897) revelou talento musical desde cedo. Aos 11 anos já havia sido convidado para uma turnê pelos Estados Unidos, mas não aceitou o convite, preferindo estudar com Eduard Marxsen, ao mesmo tempo em que contribuía com as despesas da família como pianista. Aos 20 anos de idade, realizou uma turnê com Eduard Reményi, violinista húngaro, durante a qual conheceu Joachim, Liszt, Schumann e a esposa de Schumann, Clara, com quem estabeleceu uma amizade que duraria a vida inteira.
Em 1857 e 1860, esteve a serviço da corte de Lippe-Detmold. Em 1863, passou a residir em Viena, onde mais tarde se tornou diretor musical da Sociedade dos Amigos da Música. Na capital austríaca compôs algumas de suas obras mais importantes: Um Réquiem Alemão, que obteve grande êxito em sua estréia em Bremen, no ano de 1868; as danças Húngaras para piano a quatro mãos, compostas no ano seguinte, e que conquistaram a popularidade mundial. A primeira sinfonia só foi composta em 1876 e a segunda, que será tocada pela OSR, em 1877. Brahms compôs em formas tradicionais, mas sempre com estilo próprio, lírico, recheado de ricas harmonias.
Confira o programa:
Edouard-Victoire-Antoine Lalo
Concerto para violoncelo e orquestra em ré menor
Prelude, lento
Intermezzo - Andantino con moto
Introducion, andante – Allegro vivace
Solista: Leonardo Bruno Guedes
Johannes Brahms
Sinfonia nº 2, em ré maior
Allegro non troppo
Adágio non troppo
Allegro grazioso (Quase Andantino)
Allegro com spirito
Serviço:
Encerramento da temporada 2008 dos Concertos Noturnos da OSR
Teatro de Santa Isabel - Praça da República, s/n - Santo Antônio. Mais informações pelo telefone 3232.2939
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário